Correnteza
na UNE
O Movimento Correnteza atua como organização de Oposição na União Nacional dos Estudantes. Defendemos que essa entidade com mais de 80 anos de história deve voltar a ser combativa e rebelde, intransigente na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. A nossa referência de luta vem dos CAs, DCEs, UEEs e demais entidades da base que construímos diariamente, que não conciliam com os governos e reitorias e organizam os estudantes em defesa dos nossos direitos! Conheça nossos diretores eleitos em 2019:
GABRYEL HENRICI
Secretário-Geral
Foi diretor do DCE da UFRJ, atuando na defesa da política de permanência estudantil para os estudantes pobres e na luta pelo passe livre universitário no estado conquistado em 2018. Como diretor da UEE-RJ esteve nas manifestações dos estudantes da antiga universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade, pela não falência das duas instituições em 2014, participando também da comissão das universidades particulares da ALERJ que investigava tal situação naquele ano.
SARAH DOMINGUES
Relações Internacionais
Estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou das ocupações contra a PEC do Teto de Gastos, atual EC95, e ingressou no DAFA (Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura). Hoje também é Coordenadora Geral do DCE da UFRGS.
THAIS MATIA
Vice Minas Gerais
Estudante de licenciatura em Artes Visuais pela UFMG. Começou sua militância ainda no Grêmio Livre Estudantil Arnaldo Cardosos Rocha, no CEFET-BH, onde teve certeza que deveria estar ao lado dos estudantes lutando pelo direto a uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Atual tesoureira do DCE UFMG.
ISIS MUSTAFA
Mulheres
Membra do Diretório Estadual da Unidade Popular (UP) de São Paulo, foi presidente do DCE da UFABC em 2017, onde estuda Políticas Públicas. Com o Movimento de Mulheres Olga Benario, organizou a ocupação que deu origem ao CRM Helenira Preta, em Mauá, que atua no combate a violência contra as mulheres.
VICTOR HUGO
Assistência Estudantil
Tesoureiro da União dos Estudantes de Pernambuco - UEP Cândido Pinto, na luta pelo Passe Livre Universitário irrestrito e pela aprovação do Plano Estadual de Assistência Estudantil. Iniciou sua militância nas jornadas de Junho de 2013, na luta contra o aumento de passagens nas cidades e por melhorias nas áreas sociais. Foi presidente do DCE da UNICAP em 2016 e 2017.