top of page

Chegou a hora de mudar a UNE!

Uma Correnteza de lutas em defesa da educação

e de um país com justiça, livre e democrático!


Fundado no ano de 2017, através da união de movimentos estudantis regionais, o Movimento Correnteza se organiza em diversas universidades públicas e pagas para defender a Educação. Somos milhares de vozes rebeldes, ecoando nos CAs, DAs e DCEs país afora, em luta para transformar a realidade da juventude e das salas de aula. Surgimos para fazer a UNE voltar a ser combativa e protagonista das lutas em defesa da universidade brasileira.


A nossa organização é reflexo das mobilizações dos estudantes para enfrentar os ataques à educação promovidos pelos últimos governos. Queremos mais investimento, livre acesso à universidade e o fim da política de privatização. Os desafios são inúmeros, mas a luta é o caminho da vitória! Bora com a gente, pois as palavras convencem, mas o exemplo arrasta!


Chegou a hora de mudar a UNE!


O desgoverno do fascista Bolsonaro não mediu esforços para retirar os direitos do povo, atentar contra a democracia, exaltar a ditadura militar de 1964 e tentar um novo golpe no Brasil. Por esse motivo, passamos os últimos quatro anos lutando pela democracia e por nossos direitos.


Derrotamos o fascista nas urnas, mas ainda temos muito a fazer! É urgente valorizar e construir espaços mais democráticos e de enfrentamento ao autoritarismo para que possamos não só derrotar Bolsonaro, mas também o bolsonarismo.


Os espaços do movimento estudantil também devem refletir essa luta por democracia. Infelizmente, a atual direção majoritária da UNE (UJS/PCdoB) é incapaz de respeitar a democracia: durante os últimos 5 anos não convocou nenhum Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB).


Durante essa gestão, não realizou nenhuma reunião da diretoria plena (espaço que reúne todos os diretores da UNE), negando a mais de 70% da sua diretoria o direito de opinar e de decidir os rumos da entidade. Além disso, as poucas vezes que a diretoria executiva se reuniu, foram de maneira remota, impedindo o debate e a vida cotidiana da entidade.


O resultado desta falta de democracia é que a direção majoritária toma decisões sem consultar o conjunto dos estudantes e leva a UNE à vergonha de participar de frentes com partidos de direita, como MBL. Esse grupo também se nega a divulgar a prestação de contas da UNE desde 2020 e transformou seus conselhos fiscal e editorial em órgãos burocráticos que não se reunem.


Basta! Queremos uma UNE dos estudantes, democrática e que organize a luta lado a lado com os CAs, DAs e DCEs!


6 PROPOSTAS PARA TRANSFORMAR A UNE:


1. Autonomia da UNE diante dos governos e casas legislativas para defender os estudantes e o Brasil;

2. Por mudanças nas metodologias de realização dos fóruns da UNE, buscando atrair mais estudantes e sua maior participação nas decisões da entidade;

3. Pela conclusão das obras da sede da UNE na Praia do Flamengo, 132, para que seja um local de resistência estudantil;

4. Funcionamento imediato dos conselhos editorial e fiscal para maior transparência da UNE. Apresentação da prestação de contas atualizada já!

5. Realização do Conselho Nacional de Entidades de Base em anos não congressuais; 6. Por um regimento mais democrático para o CONUNE!


Comments


WhatsApp Image 2020-03-22 at 22.34_edited.jpg

Organize
sua revolta!

bottom of page