Chega de Cortar Verbas das Universidades!
- Movimento Correnteza

- 1 de jul.
- 1 min de leitura
Em 30 de abril, o presidente Lula assinou o famigerado decreto nº 12.448, que congelou R$ 31,3 bilhões no orçamento deste ano para atender às regras do Arcabouço Fiscal. Na prática, essa medida significou um corte de 30% no orçamento previsto para 2025.
Os DCEs e CAs lutaram contra essa política e obrigaram a UNE a convocar manifestações contra o corte de verbas das universidades. O governo recuou e anunciou uma recomposição parcial do orçamento. Mas ainda há um déficit de quase R$ 2,1 bilhões.
Como as universidades públicas e os Institutos Federais vão sobreviver até o final do ano sem dinheiro para pagar luz, água e outras despesas básicas? Que país é esse que tem bolsa banqueiro mas não tem dinheiro para bolsa dos estudantes carentes?
Vamos aprovar no Congresso da UNE uma jornada de luta e greve geral em todas as universidades e institutos federais exigindo a devolução das verbas da educação e a suspensão do pagamento da dívida pública!
Somente a luta do movimento estudantil pode derrotar as manobras do Centrão e a política de conciliação do governo, que corta verbas da educação pública e libera bilhões em emendas para os partidos da extrema-direita defenderem os golpistas e o fascismo no país. A universidade pública é uma necessidade dos estudantes e do povo brasileiro. Cortar verbas da educação impede o desenvolvimento científico e ameaça a soberania do país.





Comentários