top of page

SEMANA DO ESTUDANTE REPLETA DE LUTAS


Durante a semana do dia 13/08, dia do estudante, o movimento Correnteza teve presente em todo o país fazendo suas intervenções. É sabido que estamos em uma pandemia e muitos estudantes estão em isolamento social, com isso intensificamos ainda mais nossas mobilizações nas redes sociais.


Nas redes lembramos de Honestino Guimarães, Ranúsia Alves, Fernando Santa Cruz, Helenira Resende, Edson Luis e Walkiria Afonso da Costa, estudantes que a ditadura assassinou, mas ainda possuímos o exemplo de suas lutas. Ainda nas redes, relembramos 5 vitórias do movimento estudantil, as manifestações contra o nazifascismo (1942), a iniciativa ‘’O Petróleo é Nosso’’(1947), passeata dos 100 mil (1968), Fora Collor contra as privatizações (1992), Contra os cortes de verbas na educação (2019).

No dia 13, estivemos presentes em vários atos presenciais que aconteceram em diversos lugares do país, não recuamos e tomando todos os cuidados de prevenção contra o corona vírus pedimos a não reabertura das escolas, a revogação do teto de gastos e principalmente o Fora Bolsonaro, presidente fascista que possui um grande descaso com o povo e não aplica uma política social que evite 100 mil mortes. #BolsonaroGenocida


Durante a semana tivemos em várias cidades colagens de lambes denunciando essa política, lembrando que a proposta de Bolsonaro sempre foi 200 reais de auxílio emergencial, que 600 ainda é insuficiente para manter o trabalhador em casa e fazendo a defesa do SUS, das universidades e ressaltando a importância de nos organizarmos.


Nossa semana se concluiu com a última aula do nosso curso nacional, tendo a presença de Edival Nunes Cajá, que militou no movimento estudantil durante a ditadura militar e foi preso durante uma atividade pela defesa de direitos na época, e Vivian Mendes, membro da comissão de familiares mortos e desaparecidos da ditadura e presidente estadual da UP em São Paulo.

Tivemos essa semana como importante para impulsionarmos nossas próximas lutas!

Viva o Movimento Estudantil!


Autoria da matéria:

Daniela - Diretora da UEE-MG pelo Movimento Correnteza

Autoria das fotografias:

Tay - Militante do Correnteza UFJF


Comments


bottom of page